segunda-feira, 21 de março de 2016

Pé diabético - palmilha "inteligente" para prevenir feridas e amputações.

Feridas na região plantar dos pés é muito frequente na população diabética, especialmente naqueles que têm um controle descuidado de sua enfermidade.
Essas feridas representam uma significativa perda de qualidade de vida para os seus portadores.
Entre os cuidados mais importantes, além do disciplinado controle da glicemia, estão os calçados especiais. Muito já se tem escrito sobre esse assunto mas, na prática, o relaxamento e o descuido são atitudes dominantes.
Os pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), França, em colaboração com os Hospitais Universitários de Génève - HUV (Suiça), desenvolveram uma palmilha equipada com válvulas que respondem eletronicamente à pressão exercida sobre diferentes regiões da planta dos pés.
Desta forma, neutralizando as alterações do arco plantar decorrentes da neuropatia diabética, consegue-se minimizar os eventos que culminam com a formação das úlceras.


Informa o Dr. Zoltan Pataky, internista no HUG e iniciador do projeto: "Há atualmente muitas soluções, tais como botas de gesso ou de descarga total (mais conhecidos como TCC ou Total Contact Cast). Mas como elas são restritivas e exigem constantes adaptações, os pacientes muitas vezes relutam em adotá-las e os médicos relutam em prescreve-las. A vantagem desta palmilha seria não só aliviar a arcada plantar onde precisa, mas também, na sequência, permitir o ajuste imediato de pressão dependendo da evolução das feridas".

Segundo os pesquisadores um protótipo dessa feliz inciativa está concluído. O laboratório está agora procurando parceiros industriais para desenvolver o projeto.




Fonte: Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne - Actualité Médiacom